- Para Moran "Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente".Conceito que nos propicia refletir sobre os desafios e potencialidades intrísecos a esta modalidade de ensino.Área da educação que parece bem recente,mas que traz consigo um histórico primoroso de evolução. A Educação á distância (EAD)possui como características principais:
- Abertura: diversidade e amplitude de ofertas de cursos,aspecto que elimina barreiras e atende diversos estilos de aprendizagem;
- Flexibilidade: de espaço e tempo,ritmos de aprendizagem e intinerários formativos que permitem diversas combinações na relação trabalho-estudo-família;
- Eficácia: o estudante é sujeito da sua aprendizagem,pois age aplicando e avaliando o contéudo ministrado.
- Formação permanente: é meio eficaz para a educação formal continuada na área profissional.
Originada em meados da década de 30, no século XIX ,a EAD constituiu sua trajetória histórica e consolidou-se como cultura educacional nas universidades da Europa,principalmente na Inglaterra e na Alemanha.Inicialmente os cursos eram feitos por correspondência e conforme os meios de comunicação foram se desenvolvendo estes foram sendo utilizados para a prática pedagógica á distância.No Brasil em 1941 algumas experiências foram concretizadas.Primeiramente no Instituto Universal Brasileiro e no Instituto Radiotécnico Amador que ofereciam curso de datilografia e de radiotécnica por correspondência,respectivamente.Em 1978 foi lançado pela Fundação Roberto Marinho juntamente com o Sistema Globo de Televisão o Telecurso de 2° grau.Deste momento em diante o número de cursos á distância aumentou consideravelmente.
Por volta do ano 2000 com a disseminação dos computadores e da internet novas perspectivas e dúvidas surgem em relação a EAD e sua eficácia para o aprendizado.As expectativas e os questionamentos permeavam em torno da comunicação denominada síncrona,alicerçada no uso dos chats que posteriomente foi ampliada pela elaboaração de modernas tecnologias voltadas para este fim.E da comunicação assíncrona primeiramente apoiada pelo uso do e-mail(substituto da carta) e que atualmente contém um amplo conjunto de possibilidades de contato via web.
A massificação dos novos recursos tecnólogicos expandiu o interesse pelo ensino á distância.As primeiras iniciativas das universidades em relação a EAD voltaram-se para o desenvolvimento das plataformas de gestão dos cursos.Estas plataformas são o alicerce da prática pedagógica á distância,pois foram elaboradas para o acolhimento dos cursos.Ou seja,foram desenvolvidas com recursos para a elaboração da prática pedagógica do tutor.A exemplo destas temos o moodle,a Tel Educ, Web CT entre outras.
Acredita-se que as TIC's(tecnologias de informação e comunicação) apoiam o desenvolvimento do racícionio humano,pois estas implicam em um reforço e estímulo ao funcionamento neural no momento da aprendizagem.Nesta perspectiva a EAD traz consigo questões que envolvem o posicionamento do educador perante as TIC's e a práxis pedagógica.Pois estas implicam na possibilidade da mudança da postura pedagógica em relação ao conteúdo que permeia na manutenção da idéia de transmissão deste ou na reestrturação da contrução deste pelos sujeitos.O risco está na iminência do desvirtuamento dos príncipios pedagógicos na utilização do recursos tecnológicos pelos professores.Aspecto relevante que exige que o educador aproprie-se das ferramentas tecnólogicas com um olhar e ação pedagógica efetivo perante estas.
Outro desafio para o educador está na superação da dicotomia transmissão-construção do conhecimento,pois este ponto permeia em torno de diversos fatores e dentre eles destaca-se o nível de maturidade do aluno em relação ao processo de ensino-aprendizagem.Processo que sofre modificações na perspectiva da EAD em relação ao ensino tradicional.Haja vista, esta requerer um maior nível de autoconhecimento,autodisciplina e entusiasmo do educando para o aprendizado.Nesta área do âmbito educacional a probabilidade da evasão é elevada.Cabe lembrar para que ao analisar os aspectos inerentes a esta forma de educar e seus desafios devemos evitar um olhar alicerçado na redução ou generalização das questões pedagógicas envolvidas evitando assim soluções e argumentos que fazem sentido em outras áreas da educação.
O sucesso ou fracasso do ensino á distância permeiam em torno dos estilos individuais de aprendizagem,dos fatores sócio-culturais-familiares dos alunos,do grau de maturidade,autonomia e escolaridade formal dos estudantes,da relevância dos conteúdos,da efeciência do feed back do educador entre outros aspectos.Por isso a necessidade de um olhar sistêmico e crítico em relação a pedagogia em si e sua efetivação no ambiente virtual.O educador precisa exercer seu papel de forma criativa,aberta e dinâmica tendo como foco a interatividade para a construção do conhecimento.
Existem muitos desafios que precisam ser superados decorrentes da evolução tecnológica,pois a tecnologia e sua aplicação didática requer uma análise aprofundada no que tange a suas características e respectivas consequências para a sociedade.E esta análise deve comprometer-se na elucidação de aspectos que corroborem a concepção de uma educação comprometida com a produção de saberes e com a transformação social.
Fonte:
www.lynn.pro.br/pdf/educatec/magnavita.pdf
www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2006/.../a16_21165.pdf
http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm
http://www2.ufp.pt/~lmbg/com/eLes04%20paulorurato.pdf